domingo, 14 de abril de 2013

Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas realizou a Semana de Mobilização contra a Tuberculose

FOTOS:Divulgação/Equipe de Saúde da Família de Cacimbas-Cariré
                   
Dados do Ministério de Saúde informam que o  Brasil está entre os 22 países onde se concentram 80% dos casos de tuberculose do mundo, por isso a Tuberculose é um  importante problema de saúde pública. É uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse ou espirra. Os principais sintomas são: tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno. A população deve ficar atenta ao principal sintoma da tuberculose, que é tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Apresentando esse sintoma, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Se for tuberculose, o tratamento é iniciado imediatamente e a cadeia de transmissão é interrompida.
A Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas, tendo em vista a conscientização deste grave problema de saúde pública, realizou de 01 a 05 de abril de 2013, a Semana de Mobilização contra a Tuberculose, onde foram desenvolvidas Ações Educativas, Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios e Testes de PPD aos comunicantes.  A busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios foi bastante satisfatória, pois foram coletadas 15 amostras de escarro para baciloscopia de BAAR, exame diagnóstico para a Tuberculose.
Na Unidade  Básica de Saúde (UBS) de Cacimbas foram ministradas palestras educativas antes dos atendimentos, durante toda semana. Os agentes comunitários de saúde (ACS's) também realizaram palestras informativas sobre a doença na visitas domiciliares e  nas comunidades.
Vale ressaltar que o Teste de PPD (exame de sensibilidade ao bacilo da tuberculose), foi realizado em quatro comunicantes do paciente em tratamento de Tuberculose, todos com resultado final negativo para a doença.
                     
As ações Educativas e de busca ativa aos suspeito é atividade periódica da Equipe de Saúde, que faz coleta de Baciloscopia (escarro) sempre que necessário, sendo destinado uma data no calendário mensal da Equipe como "O DIA DA TOSSE", para desenvolver palestras sobre a doença nas visitas domiciliares e nas Unidades Básicas de Saúde (USB).
Por outro lado, na Escola Inácia Rodrigues, a Equipe de Saúde da Família (ESF) também realizou uma roda de conversação entre os adolescentes, com exposição de colagem, video informativo e premiação de chocolate aos alunos que participaram da atividade.
                  

AUTORA DA MATÉRIA:
Áurea Carneiro - enfermeira da Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas-Cariré
                  



FOTO:Facebook/Áurea Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário