terça-feira, 11 de março de 2014

Secretaria da Saúde de Cariré promoverá nas escolas, entre os dias 10 de março e 10 de abril, a Campanha de Vacinação Contra o HPV, para meninas de 11 a 13 anos

FOTO/ARQUIVO: Secretaria da Saúde de Cariré/CE
A Secretaria da Saúde de Cariré/CE lança a partir desta semana, a Campanha de Vacinação contra o HPV, para atuar na prevenção do câncer de colo de útero. A vacinação será realizada nas escolas entre os dias 10 de março e 10 de abril quando as adolescentes – na faixa etária entre 11 e 13 anos – irão tomar a primeira dose. A segunda dose será em setembro deste ano e a terceira dose será agenda para 60 meses após a data da primeira dose. 

Todas as equipes que atuam nos Territórios da Estratégia Saúde de Família, no município de Cariré/CE, já foram previamente treinadas e preparadas para trabalharem durante a referida campanha, a qual tem início hoje (10/03), em todo o território nacional.

O que é o HPV?

O HPV – Papilomavírus humano é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer de colo de útero e verrugas vaginais. Ele é altamente contagioso e a transmissão acontece por contato direto, sendo que a principal forma é a relação sexual sem preservativo, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

A melhor maneira de prevenir é vacinar as adolescentes, usar preservativo quando iniciar atividade sexual e realizar o exame preventivo (Papanicolau) anualmente. O câncer de colo de útero é uma doença grave e é a quarta principal causa de morte entre mulheres no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário