quarta-feira, 8 de maio de 2013

Conselho Municipal da Saúde (CMS) de Cariré realizou a primeira reunião mensal, com uma pauta movimentada

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
Conselheiros municipais de saúde reunidos na Casa dos Conselhos

A Secretaria da Saúde de Cariré promoveu no dia 2 de maio de 2013, no horário das 14:00 horas, a primeira reunião do recém formado Conselho Municipal de Saúde (CMS), cuja pauta foi bem movimentada e constou dos seguintes assuntos: 1) Apresentação da Portaria 22/2013; 2) Anúncio de um projeto de capacitação para os conselheiros; 3) Apresentação do Cronograma de Reuniões para o ano de 2013. 
 A abertura do encontro foi realizada pelo novo presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Francisco Douglas Farias (foto ao lado), que também dirigiu os trabalhos.
Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde estiveram presentes ao encontro e fizeram uso livre da palavra para divulgar as ações e os projetos que estão sendo implementados no município de Cariré, para a melhoria da qualidade de vida da população em geral. Dentre os profissionais que fizeram comunicados importantes sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Cariré e outras a serem implementadas, destacamos os seguintes:

 FOTO: Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista
Dra. Gláucia Barroso Pinheiro, enfermeira

Gláucia Barroso Pinheiro, enfermeira da Vigilância à Saúde da Secretaria da Saúde de Cariré, que comentou sobre o Plano de Ação de Enfrentamento a Dengue, em todo o território municipal de Cariré, além da Campanha de Doação de Sangue, que será realizada no próximo dia 16 de maio, na Sede II do Programa Saúde de Família (PSF), na cidade de Cariré, localizada no bairro da Caixa D'àgua. 

            FOTO: Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista
Dra. Jaliana Holanda, médica veterinária
Jaliana Holanda, médica veterinária da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Cariré, que teceu comentários sobre as ações de Vigilância Sanitária e Ambiental no que diz respeito à Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano, apresentando dados sobre  cadastramento e fiscalização dos sistemas de abastecimento d'água no município de Cariré. Abordou aspectos sobre o Programa de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral (LV) (calazar) e a implantação do novo teste rápido de triagem para LV, abordando dado referente à classificação do município quanto a transmissão da LV, estando este classificado como município de Transmissão Esporádica. Ressaltou, ainda, aspectos do Programa de Controle e Prevenção da Raiva no município, abordando a importância de animais silvestres ("soim", morcego, raposa) na transmissão da Raiva, sendo indicado, em caso de acidentes com esses animais, procurar imediatamente o Centro de Saúde da Família (PSF) para iniciar o tratamento antirrábico.

 FOTO: Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista
Dra. Kércya Araújo, enfermeira
Kercya Araújo, enfermeira responsável pelo Setor de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal da Saúde de Cariré, disse que o município de Cariré está pleiteando junto ao Ministério da Saúde, o Projeto de Reforma e Construção de Unidades Básicas de Saúde. Serão contempladas as unidades básicas de saúde  das localidades de Almas, Anil, Tapuio e a Unidade Básica de Saúde Sede II, localizada no bairro da Caixa D'àgua, com obras de construção, enquanto que a Unidade Básica de Saúde Sede I, localizada no bairro Campo de Aviação, passará por serviços de reforma. Mas, as propostas ainda serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e, se aprovadas, poderá haver liberação de recursos financeiros no valor de R$ 408.000,00 para a construção, enquanto que o valor da reforma ainda será definido pelo Ministério da Saúde.

José Tomaz Chagas, supervisor de Endemias da Secretaria da Saúde de Cariré, também apresentou dados epidemiológicos sobre a Dengue e a importância da realização da Campanha de Combate a Dengue em todo o município de Cariré, conclamando os conselheiros da saúde presentes ao encontro para se engajarem na Campanha, além de realizarem uma mobilização junto à população, no sentido de que todos sempre se mantenham vigilantes no combate ao mosquito da dengue.

FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Secretaria da Saúde de Cariré (CE) intensificou a Campanha de Vacinação contra Gripe (Influenza H1N1)

Cariré intensificou a Campanha de Vacinação contra Influenza, no último sábado, dia 20 de abril, e promoveu imunização em massa nas localidades e áreas de abrangências, além de oferecer assistência domiciliar e resgate aos grupos de risco que possam ter vulnerabilidades diante do risco de adoecimento.

Vacinamos nossa população de crianças de 6 meses a 02 anos, idosos, gestantes, puérperas, doentes crônicos e profissionais de saúde, para evitar sindromes ligadas ao sistema respiratório, visto que a vacina protege o usuário de três variações do vírus entre eles o H1N1 causador da gripe suína.
FOTOS;Divulgação/Secretaria da Saúde de Cariré (CE)


 Desde o dia 15 de abril estamos vacinando nossa população dentro da nossa clientela nos postos de saúde de todas as localidades, e em locais específicos,  como bancos do Brasil e Bradesco, agência lotérica, grupo de idosos, presídio e outros, buscando prevenir quanto ao tratamento e diagnóstico precoce dos vários tipos de gripe.

 FOTOS EXCLUSIVAS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

 Durante o dia "D", realizei inúmeras visitas domiciliares com  agentes comunitários de saúde, auxiliar de enfermagem e outros profissionais da saúde,  em várias regiões que abrangem nosso território, buscando compreender e conhecer a realidade sanitária local. Na ocasião imunizamos várias pessoas que são nossos usuários e têm diversas patologias, sendo caracterizados como nosso grupo de risco.
Reconheço a grande necessidade de servir e cuidar  da população de Cariré, e vejo com otimismo o desafio e a missão que acolhi; hei de buscar possibilidades para realizar com muito zelo e responsabilidade, melhorias no serviço sanitário, oferecendo dignidade e resgatando a qualidade de vida de nossa gente.
AUTORA DO ARTIGO:
Rita Luisa Braga Honorato - Secretária da Saúde de Cariré (CE), especialista em Saúde Pública e Obstetrícia, cursando Vigilância Epidemiológica na Universidade Federal do Ceará (UFC).
FOTO:CARIRÉ EM REVISTA

terça-feira, 16 de abril de 2013

Secretaria da Saúde de Cariré iniciou ontem (15), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza H1N1)

FOTOS:Divulgação/Secretaria da Saúde de Cariré (CE)

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza H1N1) foi iniciada ontem (15), com a imunização de pessoas acima dos 60 anos, na agência do Bradesco desta cidade. A Campanha também teve início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são assistidas pelo Programa Saúde da Família (PSF). 

A meta é vacinar, durante a campanha, pelo menos 80% da população alvo de crianças de seis meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, além de presidiários.

A  Secretaria Municipal de Saúde de Cariré também realizará no próximo dia 20 de abril, sábado, às 8h30min, o dia "D" de mobilização contra a gripe, em frente à sua sede (Rua Belarmina Rodrigues, 122, Centro), para atrair mais pessoas aos postos de vacinação. Estarão à disposição da população as unidades de saúde com sala de vacina. Equipes também oferecerão vacina em domicílio para as pessoas impedidas de se deslocar até um posto de vacinação.

domingo, 14 de abril de 2013

De 15 a 26 de abril será realizada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, no município de Cariré (CE)

FOTO:Divulgação/WEB
FOTO:Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista

A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré realizará de 15 a 26 de abril de 2013, Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza H1N1), em vários postos espalhados por todo o Município. A campanha de imunização já começa nesta segunda-feira (15), na agência do Bradesco. Estarão à disposição da população com salas de vacinas, as Unidades Básicas de Saúde (USB) do Programa Saúde da Família (PSF). Equipes também oferecerão vacina em domicílio para as pessoas impedidas de se deslocar até um posto de vacinação.
 
A meta é vacinar, durante a campanha, crianças de seis meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, além de presidiários
CONHEÇA A GRIPE INFLUENZA H1N1

A Influenza H1N1 é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de 2 anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Realizada com sucesso a Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Cariré (CE)

FOTOS EXCLUSIVAS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Realizada com sucesso a Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose, que teve como objetivo promover uma "disputa" saudável entre as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), quando os profissionais das nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Cariré executaram ações diversificadas, tendo como foco principal o atendimento ao paciente tuberculoso, a busca ativa de sintomáticos respiratórios e a prevenção da doença. O evento recebeu total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde.
As tarefas da Gincana foram as seguintes: Busca Ativa, Baciloscopia, Atividades Educativas, Prontuários e Registros, Perguntas e Respostas, Jogo das Palavras e Paródias. Cada tarefa realizada teve uma pontuação atribuída. Nos dias 10 e 11 de abril foi realizada a avaliação das ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 
FOTOS EXCLUSIVAS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

MOMENTOS DAS PARÓDIAS, TENDO COMO TEMA A CONSCIENTIZAÇÃO DA PREVENÇÃO À TUBERCULOSE
No dia 12 de abril aconteceu a culminância da Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose, no Centro de Esportes Inácio Martins Pereira, onde todas as equipes se reuniram para o fechamento das ações, com apresentação das pontuações e distribuição de prêmios, incluindo uma máquina digital. O evento foi aberto ao público em geral e contou com presenças de todas as equipes de enfermeiros/as das Unidades Básicas de Saúde (UBS), odontólogos, agentes comunitários de saúde e de endemias. Todos os participantes da Gincana estavam caracterizados com trajes típicos brancos, chapéus coloridos, bonés e gravatas, dentre outros  apetrechos, numa total descontração e congraçamento entre todos os profissionais da saúde.

FOTO EXCLUSIVA:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista 

No local também havia uma banca formada por uma Comissão Julgadora, que contou com as presenças da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, da secretária municipal da Saúde, Rita Luisa Braga Honorato, das técnicas da 11ª Coordenação Regional da Saúde (11ª CRES) de Sobral, enfermeiras Francisca Marlene de Sousa e Jaqueline Sampaio.
FOTOS EXCLUSIVAS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


 

Ao final da Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose sagrou-se vencedora a Equipe de Saúde da Família (ESF) da localidade de Juré, município de Cariré, que obteve a maior pontuação dentre todas as outras equipes que estiveram participando das tarefas.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas realizou a Semana de Mobilização contra a Tuberculose

FOTOS:Divulgação/Equipe de Saúde da Família de Cacimbas-Cariré
                   
Dados do Ministério de Saúde informam que o  Brasil está entre os 22 países onde se concentram 80% dos casos de tuberculose do mundo, por isso a Tuberculose é um  importante problema de saúde pública. É uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse ou espirra. Os principais sintomas são: tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno. A população deve ficar atenta ao principal sintoma da tuberculose, que é tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Apresentando esse sintoma, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Se for tuberculose, o tratamento é iniciado imediatamente e a cadeia de transmissão é interrompida.
A Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas, tendo em vista a conscientização deste grave problema de saúde pública, realizou de 01 a 05 de abril de 2013, a Semana de Mobilização contra a Tuberculose, onde foram desenvolvidas Ações Educativas, Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios e Testes de PPD aos comunicantes.  A busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios foi bastante satisfatória, pois foram coletadas 15 amostras de escarro para baciloscopia de BAAR, exame diagnóstico para a Tuberculose.
Na Unidade  Básica de Saúde (UBS) de Cacimbas foram ministradas palestras educativas antes dos atendimentos, durante toda semana. Os agentes comunitários de saúde (ACS's) também realizaram palestras informativas sobre a doença na visitas domiciliares e  nas comunidades.
Vale ressaltar que o Teste de PPD (exame de sensibilidade ao bacilo da tuberculose), foi realizado em quatro comunicantes do paciente em tratamento de Tuberculose, todos com resultado final negativo para a doença.
                     
As ações Educativas e de busca ativa aos suspeito é atividade periódica da Equipe de Saúde, que faz coleta de Baciloscopia (escarro) sempre que necessário, sendo destinado uma data no calendário mensal da Equipe como "O DIA DA TOSSE", para desenvolver palestras sobre a doença nas visitas domiciliares e nas Unidades Básicas de Saúde (USB).
Por outro lado, na Escola Inácia Rodrigues, a Equipe de Saúde da Família (ESF) também realizou uma roda de conversação entre os adolescentes, com exposição de colagem, video informativo e premiação de chocolate aos alunos que participaram da atividade.
                  

AUTORA DA MATÉRIA:
Áurea Carneiro - enfermeira da Equipe de Saúde da Família (ESF) de Cacimbas-Cariré
                  



FOTO:Facebook/Áurea Carneiro