quarta-feira, 8 de maio de 2013

Conselho Municipal da Saúde (CMS) de Cariré realizou a primeira reunião mensal, com uma pauta movimentada

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
Conselheiros municipais de saúde reunidos na Casa dos Conselhos

A Secretaria da Saúde de Cariré promoveu no dia 2 de maio de 2013, no horário das 14:00 horas, a primeira reunião do recém formado Conselho Municipal de Saúde (CMS), cuja pauta foi bem movimentada e constou dos seguintes assuntos: 1) Apresentação da Portaria 22/2013; 2) Anúncio de um projeto de capacitação para os conselheiros; 3) Apresentação do Cronograma de Reuniões para o ano de 2013. 
 A abertura do encontro foi realizada pelo novo presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Francisco Douglas Farias (foto ao lado), que também dirigiu os trabalhos.
Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde estiveram presentes ao encontro e fizeram uso livre da palavra para divulgar as ações e os projetos que estão sendo implementados no município de Cariré, para a melhoria da qualidade de vida da população em geral. Dentre os profissionais que fizeram comunicados importantes sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Cariré e outras a serem implementadas, destacamos os seguintes:

 FOTO: Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista
Dra. Gláucia Barroso Pinheiro, enfermeira

Gláucia Barroso Pinheiro, enfermeira da Vigilância à Saúde da Secretaria da Saúde de Cariré, que comentou sobre o Plano de Ação de Enfrentamento a Dengue, em todo o território municipal de Cariré, além da Campanha de Doação de Sangue, que será realizada no próximo dia 16 de maio, na Sede II do Programa Saúde de Família (PSF), na cidade de Cariré, localizada no bairro da Caixa D'àgua. 

            FOTO: Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista
Dra. Jaliana Holanda, médica veterinária
Jaliana Holanda, médica veterinária da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Cariré, que teceu comentários sobre as ações de Vigilância Sanitária e Ambiental no que diz respeito à Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano, apresentando dados sobre  cadastramento e fiscalização dos sistemas de abastecimento d'água no município de Cariré. Abordou aspectos sobre o Programa de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral (LV) (calazar) e a implantação do novo teste rápido de triagem para LV, abordando dado referente à classificação do município quanto a transmissão da LV, estando este classificado como município de Transmissão Esporádica. Ressaltou, ainda, aspectos do Programa de Controle e Prevenção da Raiva no município, abordando a importância de animais silvestres ("soim", morcego, raposa) na transmissão da Raiva, sendo indicado, em caso de acidentes com esses animais, procurar imediatamente o Centro de Saúde da Família (PSF) para iniciar o tratamento antirrábico.

 FOTO: Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista
Dra. Kércya Araújo, enfermeira
Kercya Araújo, enfermeira responsável pelo Setor de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal da Saúde de Cariré, disse que o município de Cariré está pleiteando junto ao Ministério da Saúde, o Projeto de Reforma e Construção de Unidades Básicas de Saúde. Serão contempladas as unidades básicas de saúde  das localidades de Almas, Anil, Tapuio e a Unidade Básica de Saúde Sede II, localizada no bairro da Caixa D'àgua, com obras de construção, enquanto que a Unidade Básica de Saúde Sede I, localizada no bairro Campo de Aviação, passará por serviços de reforma. Mas, as propostas ainda serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e, se aprovadas, poderá haver liberação de recursos financeiros no valor de R$ 408.000,00 para a construção, enquanto que o valor da reforma ainda será definido pelo Ministério da Saúde.

José Tomaz Chagas, supervisor de Endemias da Secretaria da Saúde de Cariré, também apresentou dados epidemiológicos sobre a Dengue e a importância da realização da Campanha de Combate a Dengue em todo o município de Cariré, conclamando os conselheiros da saúde presentes ao encontro para se engajarem na Campanha, além de realizarem uma mobilização junto à população, no sentido de que todos sempre se mantenham vigilantes no combate ao mosquito da dengue.

FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista